Olá!
Hoje vamos conversar sobre como o Scrapbook pode utilizar alguns princípios do design para a elaboração de Layouts (LO), deixando-os mais bonitos e harmônicos.
Na medida em que os assuntos forem abordados, vou postando algumas fotos de projetos para tentar exemplificar e deixar a nossa conversa mais fácil e interessante, ok!?
Para o Scrapbook existem 4 itens fundamentais que devem estar presentes em um projeto: a fotografia, o título, um texto com a descrição do momento – que também pode ser uma poesia, o trecho de uma música e a data e local onde as fotos foram tiradas.
Antes de qualquer coisa, faço uma pergunta: para você qual desses itens é mais importante em um registro de Scrapbook?
Para mim, quase sempre é a fotografia. Acho que a foto e quem está nela deve ser o foco principal do trabalho! Mas é claro que cada pessoa tem a liberdade de chamar a atenção para o elemento que achar mais importante em um registro, que pode ser um belo texto, o título, um enfeite, enfim, o que você quiser.
De qualquer forma, às vezes acabamos ficando na dúvida em como usar tantos elementos, foto + título + texto + data + enfeites, em um só espaço de forma harmoniosa. Para nos ajudar, acabamos buscando alguns princípios do Design.
Vamos falar sobre eles agora.
Os 4 princípios básicos do Design são:
- Contraste – utilizando elementos não semelhantes, você terá um contraste, que é uma das mais importantes atrações visuais para o projeto. Por exemplo, um fundo preto certamente causará um contraste importante no seu trabalho, principalmente se você usar elementos e fotos com muita cor, como foi o caso desta página…
- Repetição – elementos visuais repetidos – que podem ser a cor, a textura, a forma, criam uma organização e unidade para a imagem. Neste LO repeti a paleta de cores em praticamente todos os elementos e o formato quadrado sob a foto…
- Alinhamento – os elementos utilizados devem ser colocados de maneira que criem uma ligação visual com os demais, isso cria uma sensação limpa e elegante. Em uma página dupla esse principio é ainda mais relevante, para dar continuidade ao nosso olhar, como neste projeto…
- Proximidade – utilizar os elementos próximos, cria uma unidade visual, atraindo o olhar para um mesmo ponto e organizando as informações. Ao contrário, usar vários elementos espalhados em uma página, faz com que seu olhar fique perdido. Nesta outra página dupla, a concentração de elementos juntos prende o nosso olhar em um espaço só, valorizando os detalhes.
Mas é claro que mais de 1 desses princípios podem ser usados em um mesmo projeto. Podemos ter o Contraste + Repetição no formato das fotos, na página com fundo preto; ou Repetição + Alinhamento na página da praia; e assim por diante.
Além desses 4 princípios, existem outros que os complementam e que também pode ser utilizados para nos ajudar, alguns deles são:
- Equilíbrio Simétrico e Assimétrico – Divida mentalmente uma folha de Scrapbook, em 2 ou mais partes e use os mesmos elementos em todos os lados da sua página, desta forma estará criando um projeto simétrico. Agora, se utilizar esta mesma divisão e em uma metade usar uma foto grande e na outra metade usar pequenos elementos e estes juntos, passem a sensação de utilizar a mesma proporção de espaço da foto, estará criando um equilíbrio assimétricos, que não utiliza metades perfeitamente idênticas.
Acima temos um exemplo de Equilíbrio Simétrico em uma página dupla.
Já nesta outra página, temos um Equilíbrio Assimétrico.
- Espaço negativo – também chamado de espaço “branco”, é simplesmente o espaço vazio que fica ao redor de um objeto ou imagem. O espaço negativo, essencial a todo bom design, pode ser usado para dar à sua composição uma aparência minimalista, mais clean, limpa; como a página abaixo.
- Ênfase – Usar fotos de um mesmo momento em diferentes tamanhos, serve para destacar algum detalhe que seja importante, como o detalhe do rostinho da bailarina no projeto abaixo.
- Triângulo Visual – Sempre que utilizamos 3 ou mais fotos, que tenham conexão entre si, criamos algum tipo de movimento, o que faz com que nosso olhar percorra o projeto de forma contínua. Elementos circulares ampliam ainda mais essa sensação, como na página a seguir.
E para finalizar nosso papo, um tópico que também é fundamental na composição de um LO de Scrapbook, a melhor utilização das Cores!
Uma boa dica para usar as cores, é identificar nas fotos que serão usadas, quais cores são predominantes e buscar os papéis que mais combinem com elas. Desta forma será possível elaborar um trabalho que fará com que a fotografia, os papéis e os elementos se transformem em um projeto único, que “converse” entre si.
Uma dica é: fotografias em dias de sol, que tenham praia, piscina, parques, pedem a utilização de Cores Quentes: vermelho, laranja e amarelo e suas variações. Por outro lado, fotos em dias frios, em ambientes fechados, com pouca luz, pedem a utilização das Cores Frias: azul, verde, violeta.
Se optar por usar foto em preto e branco, aí a liberdade de criação é maior, só fique atenta à emoção que deseja passar com a fotografia no projeto, lembrando que cada cor tem um papel ainda mais importante neste caso.
Agora é revelar as fotos, separar os papéis e começar a registrar as suas memórias!
Vamos fazer Scrapbook?
Fontes:
A arte do Scrapbooking. Flavia Terzi e Tais Calil.
Design para quem não é Designer – Noções básicas de planejamento visual. Robin Williams.
https://pt.wix.com/blog/2017/08/10-termos-de-design-que-voce-precisa-conhecer-para-ontem/